Conheça os benefícios da metodologia construtivista

Escola construtivista, comportamental, freiriana, montessoriana, tradicional, Waldorf ou democrática. São tantas opções que fica até difícil escolher qual proporcionará a melhor educação para seus filhos. O Centro Educacional Século decidiu focar na metodologia construtivista e usar seus conceitos como base para a educação oferecida aos seus alunos.

O Construtivismo foi uma das metodologias que mais se desenvolveram no Brasil e em diversos outros países ocidentais, nas últimas décadas. Promete acabar com a famosa “decoreba” e com a rigidez das escolas tradicionais. Que tal conhecer melhor as teorias pedagógicas que apoiam a escola construtivista? Confira como tudo isso é colocado em prática no dia a dia dos alunos. Acompanhe:

O construtivismo é uma linha pedagógica que defende que o conhecimento e o saber não devem ser passados prontos do professor para o aluno. Muito pelo contrário, devem ser construídos pelo estudante por meio da exposição de situações, formulações de hipóteses e atividades interativas. A ideia é que o jovem seja colocado em um ambiente estimulante e criativo, para que possa desenvolver sua própria linha de raciocínio a fim de desvendar e explicar os acontecimentos do mundo.

 

 

Na escola construtivista, cada sala de aula conta com poucos alunos, proporcionando ao professor um conhecimento mais aprofundado da personalidade de cada criança, permitindo-lhe acompanhar de perto sua evolução de aprendizado, orientando quando necessário. Porém, nessa escola, a principal função do professor é motivar as atividades e não impô-las. Dessa forma, as crianças participam ativamente de todas as discussões, expondo opiniões e dúvidas sobre os temas.

No construtivismo, o educador tem o papel de estimular os estudantes, instigando discussões e debates sobre situações cotidianas compatíveis com qualquer que seja sua realidade, estimulando indiretamente o desenvolvimento de suas habilidades.

Como meio de avaliação do conteúdo estudado são realizadas avaliações adaptadas que levem em conta os parâmetros valorizados pela teoria construtivista.

Os professores de escolas que utilizam o método construtivista devem ter um preparo maior para dar liberdade aos alunos para que busquem o conhecimento e conseguir fazer com que eles se interessem pelo conteúdo que está sendo transmitido. Assim sendo, o Século oferece capacitação para que os seus professores tenham sempre o melhor desempenho dentro de sala.

O Centro Educacional Século adota a metodologia construtivista de maneira adaptada para a realidade dos seus alunos e necessidades dos pais. Para conhecer melhor sobre o desenvolvimento das aulas, visite o Século e conheça a escola que vai mudar o futuro do seu filho.
As matrículas já estão abertas.