Espetáculo musical da escola Século ressalta o desenvolvimento cognitivo por meio das artes

Desde os primórdios da humanidade, os seres humanos têm adotado mecanismos de expressão social que se encarregaram de transmitir a sua cultura ao longo do tempo. Essas expressões, em sua grande maioria das vezes, é feita por meio da arte.

As artes plásticas no período dos rupestres, a música na idade média; são algumas das expressões mais comuns que a sociedade tem utilizado para expressar sua existência e seu modo de vida.

Na atualidade, a arte também representa um papel crucial da vida em sociedade. E a partir disso se concebe a importância das expressões artísticas como um mecanismo de socialização e de comunicação.

Em concordância com Ernest Leroy Boyer, um dos responsáveis pelo avanço dos valores do sistema escolar, vale ressaltar que “é recomendável que todos os estudantes estudem as artes para descobrir como os seres humanos usam símbolos não verbais e se comunicam não apenas com palavras mas através da música, dança e das artes visuais”.

Levando esses argumentos em consideração, o Centro Educacional Século Manaus, por meio da sua coordenação de eventos e os professores das disciplinas artísticas da instituição, realizou o musical “A Pequena Sereia”.

O enredo traz o drama da sereia Ariel, que vive no fundo do mar, mas se sente insatisfeita com sua vida nas águas. Sendo assim, inicia uma grande aventura à procura do mundo humano.

Um evento que misturou os diferentes mecanismos de expressão artística praticados pelos alunos no decorrer do ano letivo. Estabelecendo um paralelo entre o conceito mais concreto da educação e a comunicação, como uma ferramenta fundamental no processo de criação artística.

Para o Guilherme Augusto, aluno do 8º ano, chegar a este evento é um símbolo de muito esforço para os alunos da escola. “A gente trabalhou muito duro por muito tempo. Passamos por algumas dificuldades, mas quando pegamos o jeito foi indo; agora vimos o resultado do nosso trabalho”.

A professora Karla Soares, coordenadora de eventos do Centro Educacional Século, o evento é o resultado daquilo que os alunos desenvolveram ao interior da sala de aula. “Na dança é o resultado do que eles trabalharam durante todo o ano. Agora vemos o resultado desse esforço”.

E no intuito de incentivar os alunos a se engajarem mais no evento, a escola inova nas temáticas. “Sempre fazemos algo diferente para empolgar os alunos a eles quererem também sempre mais. Mas para isso temos uma parceria entre escola, os pais e os alunos”, afirmou Soares.

No final do evento, todos ganham. A família se fortalece, as crianças evoluem juntas e a educação completa seu ciclo, uma vez que ressaltar a importância do valor psicopedagógico da arte na valorização da criatividade, da espontaneidade e do desenvolvimento cognitivo das crianças.

 Clique aqui e veja aqui o album do evento